Habanero, biquinho e malagueta: quais curiosidades guardam essas pimentas?

Quem é apaixonado por pimenta sabe reconhecer sabores e tipos só pelo sabor, mas com tanta variedade de molhos e opções no mercado, pode ser difícil saber algumas curiosidades sobre elas. Aqui na Mendez, nossos molhos são o resultado de pimentas maturadas num processo cuidadoso que começa desde o plantio, em agricultura familiar. É por isso que saber a história de cada tipo de pimenta também faz parte da nossa tradição e queremos compartilhar um pouquinho sobre três delas bem presentes em nossos produtos: Habanero, biquinho e a malagueta.

 

Habanero

Para começar, seu nome remete à "La Habana", de Havana, capital de Cuba. Embora sua fama tenha surgido no México, uma espécie da pimenta datada de 8500 anos foi encontrada num sítio arqueológico no Peru, em plena região amazônica. Portanto, acredita-se que sua origem tenha se dado na América do Sul. Algumas outras curiosidades dessa pimenta tão saborosa:

  • Em Portugal e outros países de língua portuguesa, pode ser conhecida como "Pimenta Lampião", devido ao seu formato.
  • Já foi considerada a pimenta mais ardida do mundo, em 2003, mas de lá perdeu seu posto várias vezes pra pelo menos outras cinco variações.
  • A pimenta habanero vem de uma planta herbácea ou arbustiva, ramificada, atingindo um tamanho de até 2 a 6 cm de altura. Sua cor varia conforme sua maturidade. Ela é verde quando jovem, mas as cores mais comuns são laranjas e vermelhas quando maduras.
  • Devido a suas diferentes propriedades, é usada em várias áreas, desde a gastronomia até em medicamentos, nos quais seus componentes são utilizados para fabricação de pomadas que aliviam a dor causada pela artrite. Alguns estudos falam que ela é um poderoso anti-inflamatório natural, também pode ajudar a regular os níveis de insulina, ajudando a prevenir diabetes.
  • Ela tem um sabor mais frutado em relação as outras pimentas.

 

Biquinho

Embora seu perfume lembre a pimenta-de-cheiro, essa variedade da espécie Capsicum chinese surpreende mesmo é pelo sabor e por não arder como a maioria das pimentas, por isso integra o grupo de pimenta-doce, o mesmo dos pimentões e das espécies americana e Cambuci. A pimenta biquinho quebra o estereótipo de que quanto menor a pimenta, maior a concentração de seu componente da picância. Muito pelo contrário, essa variação é um tempero marcante, porém suave, não arde e pode até mesmo ser consumida in natura, como aperitivo. É geralmente vendida em conversa. Mais curiosidades:

  • É de origem brasileira! No entanto, por muito tempo só foi vista como planta decorativa. Apenas em 2004 passou a ser comercializada como condimento.
  • Seu nome, como era de se esperar, vem do formato triangular pontiagudo de seus frutos, ela é redondinha com um biquinho para a frente.
  • A pimenta biquinho tem capsaicina, o componente responsável pela picância. Mas sua ardência é imperceptível ao paladar numa escala de grau de pungência super baixa.
  • Algumas propriedades benéficas que a pimenta-biquinho possui é ser fonte de ferro, cálcio, magnésio,  sódio e fósforo, minerais indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso contem vitaminas B6, C e K1 contribuindo para o controle do açúcar no sangue e para prevenir inflamações.

 

Malagueta

A pimenta malagueta costuma ser a primeira grande paixão de qualquer amante de pimentas. Super tradicional no mercado e uma das mais difundidas da história mundial, há registros de seu uso desde a época das grandes navegações europeias. Já foi considerada a mais ardida do mundo muitos anos atrás. Outras curiosidades sobre essa pimenta:

  • Sua origem se deu na Bacia Amazônica. A designação malagueta era já dada, antes da chegada dos europeus a América em 1492, a uma especiaria picante da África Ocidental - a pimenta-da-guiné (Aframomum melegueta), que hoje já não é mais usada na culinária.
  • No Brasil, é muito consumida em pratos típicos do Nordeste, principalmente da Bahia como o Vatapá e o Acarajé. Na moqueca e no tucupi também é muito apreciada.
  • Seu consumo continua crescendo no mundo todo: a produção global de pimenta malagueta verde saltou de 27 milhões para 37 milhões de toneladas entre 2007 e 2018.

Quer saber mais sobre outras pimentas? Acompanhe nosso blog e leia os outros conteúdos do "Viaje pelo mundo dos sabores". Até o próximo post!

Cadastro de News
Instagram