Alho: as origens de um tempero, remédio e alimento

É praticamente impossível conhecer alguém que não saiba o que é alho ou que nunca tenha experimentado de algum prato em que ele se destacava entre os temperos. Esse queridinho da nossa culinária é passado de geração em geração e é citado em muitas receitinhas da vó até como remédio! No Viaje Pelo Mundo dos Sabores de hoje vamos conhecer melhor sobre as origens do alho, o caminho que levou até chegar ao Brasil e cenário atual por aqui.

Para começar, ele tem uma origem tão distante que fica até difícil para os pesquisadores afirmarem uma data precisa. O que se leva como base é que ele existe na humanidade há 6000 anos, no mínimo. Outra incerteza é sobre o local de origem, que pode ter sido entre a Europa Mediterrânea - que compreende os países situados no sul do continente - e o continente asiático, sendo este o mais aceito pela maioria dos estudos.

Do continente asiático para o mundo

Da Ásia, teria chegado à Europa no período das grandes rotas comerciais com a Índia. O interessante era perceber que para todas as civilizações antigas - egípcia, grega, hebraica, russa, chinesa e, obviamente, a indiana - o alho era um elemento que para a culinária chegava a ter praticamente a mesma importância que o sal. A diferença era que a nobreza e demais classes da aristocracia o rejeitavam por conta do odor dos bulbos.

No Brasil, acredita-se que o alho tenha chegado junto com a corte portuguesa em 1500, com as caravelas de Cabral. Conhecido como "cânfora dos pobres" na Europa, por suas propriedades medicinais, os bulbos teriam feito parte do magro cardápio consumido pelas tripulações, a fim de que não adoecessem.

Bom na panela e para a saúde

Hoje já contamos com centenas de estudos acadêmicos que comprovam cientificamente o que há séculos diversos povos acreditavam sobre os poderes de cura do alho. Substâncias altamente antioxidantes como os flavonoides e o mineral selênio são encontrados nos bulbos. Para o sistema cardiovascular, por exemplo, consumir alho diariamente ajuda a reduzir o colesterol ruim e, por atuar como vasodilatador, ele também beneficia quadros de hipertensão arterial, além de controlar a formação de coágulos que leva a entupimentos nos vasos sanguíneos. A maior parte dos estudos são de universidades europeias.

Hoje, o alho pode ser encontrado em diversas versões: in natura, amassado, frito e triturado, em molhos e mix de temperos. Vale pesquisar e escolher a maneira como ele melhor se adequa ao seu paladar e ao que você busca consumir no dia a dia. Na linha de produtos Mendez, por exemplo, são quatro opções de molho (tradicional, defumado, com ervas e com pimenta), além dos temperos de alho, disponíveis em embalagens com sal: Tradicional, com pimenta, com ervas e o alho frito, ideal para acompanhar legumes, carnes, frangos e até mesmo no preparo do arroz do dia a dia.

E para você, qual a melhor maneira de consumir alho em seu dia a dia?

Cadastro de News
Instagram